GRUPOS DE ESTUDO COMO MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Célia Diva Renck Hoefelmann Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

Palavras-chave:

grupos de estudo, formação continuada, necessidades educacionais especiais, educação inclusiva

Resumo

Este trabalho aborda a estratégia grupos de estudo como modalidade de formação continuada para produzir melhores resultados frente à educação inclusiva. Os grupos de estudo foram criados com objetivo de discutir o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais a partir de situações reais vivenciadas pelos educadores em seus cotidianos
pedagógicos. Esta modalidade de formação permitiu que os educadores trouxessem à tona, além de questões profissionais, também aspectos subjetivos, que interferiam negativamente na sua ação pedagógica. Por mais que questões do âmbito da subjetividade humana estivessem presentes no contexto dos grupos, o eixo norteador de todos os encontros foi a discussão
teórico-prática em torno da ação pedagógica do educador na escola inclusiva, configurando-se, então, como uma estratégia efetiva de formação continuada.

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Publicado

2014-01-05

Como Citar

Hoefelmann, C. D. R. (2014). GRUPOS DE ESTUDO COMO MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Órbita Pedagógica, 1(1), 125–138. Obtido de https://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/14

Edição

Secção

Artigos