A PESQUISA COMO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA DESENVOLVER TALENTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE, NEGÓCIOS E COMUNIDADE LINK

Autores

  • Lourdes Rodríguez Pérez Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo
  • Dalgys Pérez Luján Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

Palavras-chave:

Talento, Formação profissional, Contextos de desenvolvimento.

Resumo

No trabalho, são expostos os resultados de uma pesquisa que visa esclarecer as particularidades dos contextos que são desenvolvedores de talentos na formação profissional da universidade, empresa, vínculo com a comunidade. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo em oito turmas do segundo ano das Faculdades de Eletricidade; Matemática, Física e Computação e Psicologia de 1999 a 2005 utilizando para isso a observação de contextos educativos e entrevistas semi-estruturadas e informais com alunos identificados como talentos, professores e tutores responsáveis ​​pela sua estimulação. Os principais resultados destacam o papel do contexto de pesquisa da universidade, empresa, vínculo com a comunidade como cenário de desenvolvimento de talentos na formação profissional em que alunos e professores compartilham objetivos voltados à criação, situações e papéis são estruturados de forma a estimular os indicadores que caracterizar este tipo de operação e controle é progressivamente transferido para os alunos na formulação de problemas científicos e no seu papel de especialistas.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Pérez, L. R., & Luján, D. P. (2014). A PESQUISA COMO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA DESENVOLVER TALENTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE, NEGÓCIOS E COMUNIDADE LINK. Revista Órbita Pedagógica, 1(2), 89–98. Obtido de https://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/22

Edição

Secção

Artigos