PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA ESCOLAR NA ESCOLA PRIMÁRIA COMANDANTE DANGEREUX DO HUAMBO, ANGOLA

Autores

  • Luís Adriano Adriano Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo
  • Alberto Hernández Flores Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo
  • María Magdalena Toirac Suárez Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

Palavras-chave:

estrategia escolar, diagnóstico estratégico;, planeación estratégica

Resumo

No trabalho, é exposta uma proposta para a elaboração da Estratégia Escolar na Escola Comandante Dangereux do Huambo Angola, e a realização do diagnóstico estratégico é colocada como exemplo de viabilidade para a sua implementação. A partir da inter-relação dos elementos da matriz SWOT, são determinados os pontos fracos - ameaças, os problemas estratégicos do grupo; onde se destacam as condições materiais para a realização do trabalho pedagógico pedagógico na escola e a perda de motivação dos alunos para se matricularem no centro. Com base na metodologia clássica proposta para o planejamento estratégico, é elaborado um modelo para a elaboração da Estratégia Escolar, que facilitaria a realização do processo de planejamento estratégico e sua implementação.

Referências

Arana, M y Batista, N. (2000). La cultura profesional y la educación en valores. Cogreso Iberoamericano de Enseñanza de la ingeniería y la arquitctura.

ISPJAE. La Habana. Arana, M y Batista, N. (2000). La educación en valores: Una propuesta pedagógica para la formación profesional. Dirección de Ciencias Sociales. ISPJAE.

La Habana. Carreras, LL. y Colectivo de Autores (1997). ¿Cómo educar en valores?. Narcea, S.A. de Ediciones Madrid.

Hofer, C. H y Schendel. (1986). D. E. Strategy). Formulation. West Publishing Company, p.48 Ministério de Ensino. (2001). Reforma Curricular Educativa, Luanda.

Ruiz, J. (1996). Teoría del currículo: diseño y desarrollo curricular. Ed. Universitarias, Madrid. Strossner (s/a). Administración, Primera parte. Sexta Edición. p: 193 – 222.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

Adriano, L. A., Flores, A. H., & Suárez, M. M. T. (2014). PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA ESCOLAR NA ESCOLA PRIMÁRIA COMANDANTE DANGEREUX DO HUAMBO, ANGOLA. Revista Órbita Pedagógica, 1(2), 63–70. Obtido de https://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/20

Edição

Secção

Artigos