INOVAR NO ENSINO DA LÍNGUA: A CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO POSITIVA COM A ESCRITA

Autores

  • Maria Inês Cardoso Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo
  • Luísa Álvares Pereira Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

Palavras-chave:

Didáctica da Escrita, actuação pedagógico-didáctica, escrita multifuncional

Resumo

Investigações sobre as representações, opiniões, atitudes dos alunos no sentido de perceber a sua relação com a escrita denunciam uma concepção dual da mesma: uma escrita escolar – obrigação enfadonha e sem sentido, paralelamente a uma escrita extra-escolar – fértil, sem constrangimentos. A nossa hipótese é a de que o conhecimento da relação dos alunos com a escrita escolar e extra-escolar (concretamente dos textos produzidos pelos alunos fora da escola) sugerirá pistas determinantes para a (re)conceptualização do campo da Didáctica da Escrita bem como para a actuação pedagógico-didáctica nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, visando a construção de uma relação pessoal positiva com uma escrita multifuncional cheia de sentido.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Cardoso, M. I., & Pereira, L. Álvares. (2014). INOVAR NO ENSINO DA LÍNGUA: A CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO POSITIVA COM A ESCRITA. Revista Órbita Pedagógica, 1(2), 29–46. Obtido de https://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/18

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