DESEMPENHO DOCENTE. CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM NO ENSINO SUPERIOR. CASE DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO. REPÚBLICA DE ANGOLA

Autores

  • Domingos João Fernandes Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

Palavras-chave:

Estudantes e docentes universitários, desafios e integração, competências docentes

Resumo

Os docentes jogam um papel transcendental no processo de integração dos estudantes no ensino superior considerando as dificuldades que estes enfrentam ao serem admitidos neste nível de ensino. Para instituições
educativas superior angolanas esta realidade não é diferente considerando que a procura de um lugar nas mesmas é extremamente elevada pelos jovens e os lugares oferecidos por estas instituições são muito limitados. No
ano letivo 2014, no mês de março e após realização do exame de admissão, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo, Angola, realizou-se um encontro de esclarecimentos aos estudantes recentemente
admitidos sobre as normas vigentes nesta instituição. Neste encontro igualmente participaram alguns docentes desta mesma instituição de formação de futuros profissionais educativos. Este artigo apresenta uma
abordagem exploratória não financiado sobre desafios que enfrentam os estudantes ao ingressarem no ensino superior. Igualmente apresenta resultados de um inquérito dirigido aos professores do ISCED-Huambo,
aplicado aquando da realização do encontrado acima mencionado relativamente ao desempenho através da sua contribuição para processo de integração dos estudantes do primeiro ano anterior.

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Publicado

2015-01-13

Como Citar

Fernandes, D. J. (2015). DESEMPENHO DOCENTE. CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM NO ENSINO SUPERIOR. CASE DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO. REPÚBLICA DE ANGOLA. Revista Órbita Pedagógica, 2(1), 01–14. Obtido de https://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/34

Edição

Secção

Artigos