POR QUE E COMO VALORIZAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA?

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Ensino de Geometria, Conhecimentos prévios, Educação matemática

Resumo

Neste trabalho discuto os conhecimentos prévios que os estudantes trazem à sala de aula, enquanto conjunto de explicações sobre determinado assunto, muitas vezes diferente dos saberes científicos apresentados pela escola. Este ponto é essencialmente importante, uma vez que possibilita ao professor desacreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão. Os conhecimentos prévios são explicações funcionais para os objetos e fenômenos, muitas vezes pouco elaborados que precisam ser identificados e levados em consideração pelos professores de Matemática. A partir daí, procura-se apresentar alguns instrumentos que buscam valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes. O ensino deve basear-se nas experiências pessoais que o estudante vivencia e o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conhecimentos prévios em sua estrutura cognitiva. Assim, de acordo com o pensamento ausubeliano, se o professor deseja ensinar significativamente, é preciso descobrir aquilo que o estudante já sabe, para enfim, direcionar seus ensinamentos.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Brum, W. P. (2014). POR QUE E COMO VALORIZAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA?. Revista Órbita Pedagógica, 1(2), 99–116. Obtido de https://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/23

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Artigos