IDENTIDADE, AUTONOMIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores/as

  • Gilsa Munana Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo

Palabras clave:

Identidade Docente, Autonomia e desenvolvimento profissional

Resumen

Após a revisão bibliográfica no domínio da identidade, autonomia e desenvolvimento profissional docente, procurando analisar a relação que existe a nível destes conceitos no processo de ensino-aprendizagem.  Concluímos com esta análise que é importante reflectir sobre a formação inicial de professores e no seu contributo para a construção da identidade e profissionalidade de  docentes nos cursos de formação de professores  de nível médio, bem como da necessidade de ajustar a oferta formativa de nível superior, desenvolvendo programas de formação que tenham em consideração as percepções e representações da profissão docente e o perfil dos formandos, com vista a promover o desenvolvimento e a autonomia.

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Publicado

2024-08-09

Cómo citar

Munana , G. (2024). IDENTIDADE, AUTONOMIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Órbita Pedagógica, 11(2), 148–167. Recuperado a partir de http://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/235