COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DO HUAMBO - ANGOLA

Autores

  • Claúdia de Fátima Likutu Raúl ISUPEkuikui II
  • Silva Catela Calamba ISUPEkuikui II
  • Cândida da Glória Gabriel Domingos ISUPEkuikui II

Palavras-chave:

comunicação matemática; estratégia; processo ensino - aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da investigação prática de uma pesquisa de doutoramento com a participação de três professores formados em Ciências da Educação na área de Matemática, a pesquisa contou com 110 alunos da 10ª classe da Escola de Formação de Professores para o ensino primário. O objetivo deste estudo é de melhorar Comunicação Matemática (CM) no Processo de Ensino-aprendizagem (PEA). Este estudo é qualitativo, analítico-descritivo, que evidência uma ferramenta com dimensão informativa, relacional e didática de forma a oferecer uma aprendizagem de qualidade em Matemática, através da resolução de exercícios e problemas que leva à compreensão da transferência de uma comunicação natural (oral e escrita) para a simbólica, daí para a gráfica e vice-versa. Pode-se considerar que a essência dos processos educativos, pedagógicos e de ensino-aprendizagem são comunicativas por excelência, o que levou a primeira autora a investigar sobre a comunicação matemática (CM), envolvendo a comunicação pedagógica e seus antecedentes e perspectivas globais. Conclui-se que, para além das concepções gerais que caracterizam a educação na República de Angola, estabelecidas a partir dos documentos normativos, são feitas considerações sobre a (CM) 24 no PEA. A estratégia didática contribuiu para o melhoramento do PEA na escola em referência.

Referências

Baroody, A. Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação, K-8: Ajudar as crianças a pensarmatematicamente. Nova Iorque: Macmillan Dominguez, I. el al. Página 6, (1993).

Compreensão em Matemática. In Machado, S. (Org.) Aprendizagem em Matemática, Registos de Representação Semiótica (p. 13-14). Campinas: Papiro, (2003).

Correa, R. Linguagem Matemática, Media e Educação Matemática. In Nacarato, A. & Lopes, C. (Orgs) Escritos e Leituras na Educação Matemática (pp. 93-100). Belo Horizonte: Autêntico.

Duran, A. (1995) "O processo de ensino educacional como processo comunicativo". In: "Comunicação Educacional" Editorial Pueblo e Educação, Havana, Cuba.

Duval, R. Registos de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da

Duval, R. Que semiótica é útil para a análise da atividade e das produções matemáticas? Relime, Edição Especial, 45 – 81, (2006).

Fernández, M. "Sobre as várias linguagens matemáticas e a transição de uma para outra". Revista Suma No.16, Saragoça, (1994).

Font, V., Godino, J.D. e Gallardo, J. (2013). A emergência de objetos a partir de práticas matemáticas. Estudos Educacionais em Matemática, 82, 97-124, (2013).

Galindo, M. "Conjeturas e provas: o uso de gráficos no ensino de Matemática. In: Anais do IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, (1992).

Godino, J, .Ontológica: Uma Abordagem Semiótica da Cognição Matemática. Pesquisas em Didactique des Mathématiques, Vol. 22, nº 2,3, 237-284, (2002).

Godino, J., Font, V., & Wilhelmi, M. Análise didática de processos de estudo matemático com base na Abordagem Ontossemiótica. Versão revista da Palestra Convidada no IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. ULBRA, Brasil, 25-27, (2007).

Guerreiro, A. & Serrazina, L. Concepções e Práticas de Comunicação Matemática. Atas do Sétimo Congresso Europeu de Investigação em Educação Matemática. Polónia (Rzeszow): ERME. Pág. 79-83 (2011).

Guerreiro, A. A comunicação não ensina nem aprende matemática. Estágios no 1º ciclo do ensino básico no II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: IE Universidade de Lisboa. pág. 79-83, (2011).

Lopes, C. (Org.) Escritos e Leituras em Educação Matemática (pp. 17-125). Belo Horizonte: Autêntico. Pág. 119

Ojalvo, V. Comunicação Educacional. Universidade de Havana: Centro de Estudos para a Melhoria do Ensino Superior. Páginas 7, 8, (1999).

P. Sastre Vázquez, RE D'Andrea. A relevância do conhecimento da linguagem matemática. In: Revista Alme, Volume 29, ISSN, 2448-6469, p. 800, (2016).

Referências: 427, (2005).

República Popular de Angola. Lei de Bases dos Sistemas Educativos Angolanos. Lei 13/01 de dezembro de 2001.Subsistema de Formação de Professores. Assembleia Nacional. Artigo 27.º Luanda, Angola (2021). República Popular de Angola, Programa de Matemática 10ª Classe Formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-07-21

Como Citar

Raúl, C. de F. L., Calamba, S. C., & Domingos, C. da G. G. (2024). COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DO HUAMBO - ANGOLA. Revista Órbita Pedagógica, 11(2), 181–198. Obtido de http://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/247

Edição

Secção

Artigos