MODELOS DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA, AOS ALUNOS DOS 5 AOS 12 ANOS: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Modelo, Modelo de ensino, Operações basicas da Matemática, Matemática nos anos iniciasiResumo
O presente estudo tem como objectivo analisar e apresentar os principais modelos de ensino das operações básicas da Matemática, para alunos da faixa etária dos 5 aos 12 anos de idade, através de uma revisão integrativa, para compreender as diferentes abordagens pedagógicas utilizadas para ensinar adição, subtração, multiplicação e divisão nessa faixa etária. Para alcançar esse objectivo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, que consiste em uma análise abrangente de estudos científicos relevantes relacionados ao tema, tendo consultado bases de dados acadêmicos, como EduCAPES, Google Acadêmico, foco publicações e Scielo, utilizando-se palavras específicas, como "modelo", "modelo de ensino das operações básicas" e "ensino de Matemática nos anos iniciais". A análise feita, dos 4.600 artigos consultados, foi identificada diversos modelos eficazes para o ensino das operações básicas da Matemática aos alunos dos 5 aos 12 anos. Entre os modelos de ensino mais promissores, destacam-se o modelo de ensino combinado, uso de jogos educativos, materiais manipulativos, estratégias de resolução de problemas contextualizados, o ensino personalizado e o uso de tecnologias. Portanto, estes modelos são eficientes, adequam-se no contexto em que os autores deste trabalho estão inseridos e a sua adopção ou implementação pode contribuir na melhoria do ensino das operações básicas da Matemática nos alunos dos 5 aos 12 anos, tendo em conta o contexto, às características e diferenças individuais dos alunos.
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