COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DO HUAMBO - ANGOLA

Autores

  • Claúdia de Fátima Likutu Raúl ISUPEkuikui II
  • Silva Catela Calamba ISUPEkuikui II
  • Cândida da Glória Gabriel Domingos ISUPEkuikui II

Palavras-chave:

comunicação matemática; estratégia; processo ensino - aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da investigação prática de uma pesquisa de doutoramento com a participação de três professores formados em Ciências da Educação na área de Matemática, a pesquisa contou com 110 alunos da 10ª classe da Escola de Formação de Professores para o ensino primário. O objetivo deste estudo é de melhorar Comunicação Matemática (CM) no Processo de Ensino-aprendizagem (PEA). Este estudo é qualitativo, analítico-descritivo, que evidência uma ferramenta com dimensão informativa, relacional e didática de forma a oferecer uma aprendizagem de qualidade em Matemática, através da resolução de exercícios e problemas que leva à compreensão da transferência de uma comunicação natural (oral e escrita) para a simbólica, daí para a gráfica e vice-versa. Pode-se considerar que a essência dos processos educativos, pedagógicos e de ensino-aprendizagem são comunicativas por excelência, o que levou a primeira autora a investigar sobre a comunicação matemática (CM), envolvendo a comunicação pedagógica e seus antecedentes e perspectivas globais. Conclui-se que, para além das concepções gerais que caracterizam a educação na República de Angola, estabelecidas a partir dos documentos normativos, são feitas considerações sobre a (CM) 24 no PEA. A estratégia didática contribuiu para o melhoramento do PEA na escola em referência.

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Publicado

2024-07-21

Como Citar

Raúl, C. de F. L., Calamba, S. C., & Domingos, C. da G. G. (2024). COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DO HUAMBO - ANGOLA. Revista Órbita Pedagógica, 11(2), 181–198. Obtido de https://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/247

Edição

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Artigos