Para uma Avaliação Oral e Escrita: uma contribuição para o aperfeiçoamento da Língua Portuguesa nas Crianças da Província do Huambo - Angola.

Autores

  • Adriano Fernando Benvindo ISCED-HBO

Resumo

Todo trabalho de pesquisa científica reporta diagnosticar algum problema e a sua finalidade é sugerir, propor vias de solução deste, através de medidas técnicas e metodológicas adequadas. O presente trabalho propós-se diagnosticar a qualidade expressiva oral e escrita das crianças da Província do Huambo. Para a consecução deste objectivo recorreu-se a métodos teóricos e práticos, aplicando-se um teste de diagnóstico às crianças das Escolas primária e secundária do Bairro Académico, bem como em outras localidades julgadas pertinentes para esta pesquisa, mormente a Escola Comandante Bula. O teste permitiu constatar que, de uma forma geral os alunos da 4ª, 5ª e 7ªclasses precisam de se habilitarem na conjugação dos verbos, sobretudo no emprego do modo conjuntivo e acima de tudo terão a consciência de que a Língua Umbundu não pode interferir na Língua Portuguesa.

Para tal, julga-se necessária a unificação metodológica dos professores de Língua Portuguesa através de seminários e debates técnicos.

Referências

Academia das Ciências de Lisboa (1940) Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional de Lisboa.

Azevedo, A. (1953) Revista de Ensino. Luanda – Angola.

Benavente, A. (1996) A Literacia em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Bergström, M. & N. Reis (2002) Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora.

Campos. M.H.C. (1997). Tempo, Aspecto e Modalidade. Estudos de Linguística Portuguesa. Porto: Porto Editora

Carvalho, J. G. H. (1969) Estudos Linguísticos. Coimbra: Atlântida Editora, S. A. R. L.

Chomsky, N. (1994) O conhecimento da Língua, Sua Natureza Origem e Uso. EUA, Tradução de Maria Delgado Martins e Inês Duarte. Caminho, Colecção Universitária.

Correia, C. N. & Coutinho, M. A. (2008) Estudos Linguísticos. Lisboa - Edições Colibri

Coimbra, O. M. & I. Coimbra (2002) Gramática Activa 2. Lisboa – Porto --Coimbra: Lidel, Edições Técnicas.

Couto, J. (2001) Língua Portuguesa, Perspectivas para o Século XXI. Lisboa.

Cunha, C. & L. Cintra (2003) Breve Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

Day, R. R. (1993) New Ways in Teaching Reading. Virginia – USA.

Delgado-Martins, M. R. & Outtros (1992) Para a Didáctica do Português seis Estudos de Linguística. Lisboa: Edições Colibri.

Faria, I. H. & Outros (1996) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, Colecção Universitária.

Ferraz, M. J. (2006) Ensino da Língua Materna. Lisboa: Editorial Caminho.

Figueiredo, J. M. & A. G. Ferreira (1979) Compéndio de Gramática Portuguesa. Curso geral do Ensino Secundário. Porto: Tipografia Bloco Gráfico, Limitada.

Fonseca, E. (2006) Didáctica da Língua Portuguesa I. Mestrado em Ensino da Língua Portuguesa. Universidade Agostinho Neto

Fonseca, F.I. (1994) Pedagogia da Escrita. Pespectivas. Porto: Porto Editora.

Fonseca, F. I. (1994) Gramática e Pragmática. Estudos de Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Porto: Porto Editora.

Freeman, D. L. (2008) Techniques and Principles in language teaching. Second Edition. Oxford: University Press.

Gomes, A. (2000). HEÚRESIS, Por uma Genealogia/Arqueologia das Ciências da Educação…Lisboa: Didáctica Editora.

Gomes, A. (2007) Gramática Pedagógica e Cultural da Língua Portuguesa. 3º Ciclo do ensino básico ensino secundário. Porto: Porto Editora.

Gomes, A. (2007) Escrever sem erros. Dos 9 aos 15 anos. Porto: Porto Editora.

Gomes, A. (2006) Ortografia Para Todos. Para ensinar a escrever sem erros. Porto: Porto Editora.

Gomes, A. (2008) O Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora. Edições Flumen.

Lausberg, H. (1981) Linguística Românica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ligne, A. & C. Cruz (s/d) Elementos Monográficos sobre o Distrito do Huambo. Nova Lisboa: Edições Publicidade.

Lino,M.T.R. (1979) Letras Soltas 1, Lexicologia-FCSH, Lisboa.

Littell, M. (1989) Reading Literature. Gold Level. USA.

Maillot, J. (1975) Tradução Científica. Tradução de Paulo Ronai. Editora McGRAW-HILL do Brasil., Lda. & Editora da Universidade de Brasília.

Marques, M. E. R. (2003) Português Língua Segunda. Lisboa: Universidade Aberta.

Mateus, M. H. M. & A. Villalva (2006) O Essencial sobre a Linguística. Lisboa: Editorial Caminho.

Mbungu, L. (1996). French Influence on the Zairian Secondary School. Pupils´ English: A Case Study. Bas-Zaire

Nida, E. A. (1957) Learning a Foreign Language. A Handbook prepared Especially for Missionaries. Michigan – USA.

Nunes, C. & Outras (1994) Nova Gramática de Português. Porto: Plátano Editora.

Passel, V.P. (1973). Ensino de Línguas para Adultos. São Paulo: Editora da Universidade de S. Paulo.

Pinto, R. (2007) Educação. Meios e Educação. Porto: Porto Editora.

Rei, J. E. (2003) Redacção, Texto I. Porto: Porto Editora.

Rei, J. E. (2003) Redacção, Texto II. Porto: Porto Editora.

Richardson, J. (1992) UNICEF, Angola Hoje. O Programa de Cooperação em Transição. Luanda: UNICEF.

Rosa, L. M. (1998) Vamos lá continuar! Explicações e exercícios de Gramática e de Vocabulário para Níveis Intermédio e Avançado. Lisboa-Porto-Coimbra: Lidel, Edições Técnicas.

Saraiva, R. (s/d) Apontamentos de Português para o 3º, 4º e 5º anos. Porto: Porto Editora, Lda.

Seabra, J. A. (2002) Revista Internacional de Língua Portuguesa. Lisboa.

Sim-Sim, I. (1997). Avaliação da Linguagem Oral. Um contributo para o conhecimento do desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas.

Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Steward, C. & M. Wilkinson (2004) O abc de Falar em Público. Porto: Porto Editora.

Warriner, J. E. (1977) Warriner´s English Grammar and Composition. Second Course. Franklin Edition – USA.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Benvindo, A. F. (2024). Para uma Avaliação Oral e Escrita: uma contribuição para o aperfeiçoamento da Língua Portuguesa nas Crianças da Província do Huambo - Angola. Revista Órbita Pedagógica, 11(2), 49–73. Obtido de http://revista.isced-hbo.co.ao/ojs/index.php/rop/article/view/226

Edição

Secção

Artigos